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III ENCONTRO DE MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
“Patrimônio, Currículos e Processos Formativos”

11 a 12 de Setembro de 2012
Parque da Juventude
São Paulo/SP

EIXO TEMÁTICO 5 Políticas Públicas: Memórias e História na Educação Profissional e Tecnológica.

Este eixo temático tem por finalidade identificar como ocorre a apropriação e implantação das políticas educacionais (federal, estadual e municipal) nas instituições escolares técnicas e tecnológicas. As unidades de administração de ensino são geradoras das práticas pedagógicas, que chegam as instituições escolares por meio de seus diretores; estes promovem a circulação dessas práticas, para que os professores possam criar os seus planos de trabalho docente, expondo as práticas escolares para cada componente curricular, em diferentes cursos, técnicos e tecnológicos. Esta autonomia das escolas para elaborar os seus planos plurianuais ou os planos de trabalhos docentes, em função das necessidades regionais, é discutida por Martins (2003), e apresentado como um tema antigo na história da educação paulista. Souza (2006), em relação às políticas de educação a partir da década de 1990, diz que:
  

[...] a atuação do governo federal no âmbito das prescrições curriculares em todos os níveis de ensino que passou a assumir, inclusive, competências que vinham sendo historicamente exercidas no âmbito dos governos estaduais, tais como a produção de materiais de orientação curricular para o ensino fundamental e médio. Dado que a política curricular constitui um aspecto específico da política educacional, sua investigação significa, de certa maneira, uma avaliação dos condicionantes da possibilidade que tem o Estado de provocar/ influenciar mudanças na prática educativa e, como decorrência, promover a qualidade da escola pública. [...] a política curricular envolve também a elaboração de meios – material de orientação e controle – que visam apresentar os sistemas de ensino e aos professores o currículo prescrito, indicando um pouco mais de especificações, as finalidades, os conteúdos e o modo de ensinar (metodologia e avaliação).

                                                                  

Os trabalhos apresentados neste eixo devem buscar identificar como ocorreram as mudanças (referentes à criação e extinção de cursos técnicos e tecnológicos, aos currículos dos cursos), ao longo do tempo, nas instituições escolares. Busca-se nesse eixo problematizar para compreender e elucidar as relações entre a memória e as políticas educacionais no ensino profissional, com o intuito de constatar a sua contribuição no desenvolvimento das políticas curriculares, na compreensão das culturas escolares e das práticas pedagógicas e escolares nas instituições.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de (org). Cultura, Saberes e Práticas. Memórias e História da Educação Profissional. São Paulo: Imprensa Oficial, 2011.

LAURINDO. Arnaldo. 1962. 50 anos de ensino profissional. Estado de São Paulo. 1911 – 1961. São Paulo: Editora Gráfica Irmãos Andrioli S.A.

MARTINS. Ângela Maria. A Política Educacional Paulista: controvérias em torno dos conceitos de descentralização e autonomia – 1983 a 1999. Revista de Educ. Soc., Campinas, vol. 24, n.83, p.527-549, agosto, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v24n83/a12v2483.pdf.
Acesso em: 28.07.2009.

NASCIMENTO. Osvaldo Vieira. 2007. Cem anos de Ensino Profissional no Brasil. Curitiba: Editora IBPEX - Gráfica Capital.

SOUZA. Rosa Fátima de. Política curricular no estado de São Paulo nos anos 1980 e 1990. Cadernos de pesquisa, v.36, n.127, p. 203-221, jan./abr. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n127/a0936127/a0936127.pdf.
Acesso em: 05.01.2010.

 

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