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III ENCONTRO DE MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
“Patrimônio, Currículos e Processos Formativos”

11 a 12 de Setembro de 2012
Parque da Juventude
São Paulo/SP

EIXO TEMÁTICO 3 Cultura Escolar e História Oral na Educação Técnica e Tecnológica: memórias e identidades.

 

Este eixo temático tem por finalidade discutir conceitos e pressupostos metodológicos da cultura escolar e da história oral para a elaboração e construção de projetos de estudos e pesquisas nas unidades escolares, realizados por professores ou estudantes sob a orientação de professores da educação profissional e tecnológica. A história oral empregada como metodologia em um projeto específico permite, no tempo presente, compreender as práticas escolares e pedagógicas que professores, em diferentes épocas, desenvolveram com os seus alunos nos componentes curriculares de diversos cursos técnicos e tecnológicos. Espera-se contar com a participação de professores, estudantes de pós-graduação e pesquisadores da educação profissional e tecnológica que utilizam nas suas práticas a história oral e, que a partir desta metodologia, identificam os caminhos percorridos por professores que passaram pela instituição, compreendendo as suas trajetórias profissionais durante as práticas escolares e pedagógicas. Quando o entrevistado necessita de estimulo para prosseguir a entrevista, o pesquisador deve dispor de outros tipos de fontes (livros, fotografias, peças museológicas, entre outros) e incluir na sua análise a categoria de investigação a cultura escolar. Segundo Julia (2001) a cultura escolar é:
                                                                               

[...] um conjunto de normas que definem conhecimentos a ensinar e condutas a inculcar, e um conjunto de práticas que permitem a transmissão desses conhecimentos e a incorporação desses comportamentos, normas e práticas coordenadas a finalidades que podem variar segundo as épocas (finalidades religiosas, sociopolíticas ou simplesmente de socialização). Normas e práticas não podem ser analisadas sem se levar em conta o corpo profissional dos agentes que são chamados a obedecer essas ordens e, portanto, a utilizar dispositivos pedagógicos encarregados de facilitar sua aplicação, a saber, os professores primários e os demais professores [...]

 

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JULIA, Dominique A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 2001. n. 1, p. 10.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. 1ª Ed. São Paulo: Contexto: 2007.

MORAES, C S V e ALVES, J.F. Escolas Profissionais Públicas no Estado de São Paulo: Uma História em Imagens. Álbum Fotográfico. Centro Paula Souza. São Paulo. Imprensa Oficial. 2002.

PATAI. Daphne. História Oral, Feminismo e Política. 1ª Ed. São Paulo: Letra e Voz. 2010.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. 1ª Ed. Editora Unicamp. 2010.

 

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