Centro Paula Souza
Governo de São Paulo
 
Cetec - Unidade de Ensino Médio e Técnico
 
 
Logo 100 anos
III ENCONTRO DE MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
“Patrimônio, Currículos e Processos Formativos”

11 a 12 de Setembro de 2012
Parque da Juventude
São Paulo/SP

EIXO TEMÁTICO 4 Currículos, Memória e Formação de Profissionais Técnicos e Tecnológicos.

 

Neste eixo temático a finalidade é apresentar estudos e pesquisas sobre a história e o desenvolvimento de currículos para a formação de profissionais técnicos e tecnológicos, incluindo a formação de professores para a educação profissional. Os trabalhos apresentados devem: analisar, sistematizar, criticar e propor práticas escolares e pedagógicas, objetivando dialogar com as mudanças curriculares ocorridas ao longo do tempo (ARAUJO, 2001; CARVALHO, 2011). Neste eixo temático a formação de professores pode ser identificada por suas trajetórias profissionais e sociais empregando como metodologia a história oral de vida e a cultura escolar, que possibilitam pelas suas lembranças reconhecer imagens e lugares, assim como as práticas escolares e pedagógicas no cotidiano da escola. Os trabalhos devem trazer para o debate os limites e as potencialidades dos diferentes formatos de educação profissional: modular, integrado e à distância. Para a historicidade de currículo pode-se dialogar sobre o que diz Araújo (2004):

[...] a educação técnica e tecnológica deve garantir a aquisição dos princípios científicos subjacentes a cada tecnologia aplicada nos diferentes processos produtivos, o uso e a introdução das inovações tecnológicas na gestão da produção de bens e serviços e a compreensão das relações sociais no campo do trabalho e na sociedade. Nessa perspectiva, torna-se imperativa uma fina sintonia da educação profissional com o mundo do trabalho, não só para a atualização de conteúdos mas, principalmente, para a detecção de problemas nos processos produtivos e no planejamento de soluções, ponto central na construção da capacidade empreendedora do profissional. As Escolas Técnicas não podem se restringir ao ensino de disciplinas isoladas entre si e do contexto de aplicação de seus conceitos. Esse modelo de formação não mais atende às expectativas de seus alunos nem às novas formas de trabalho. É necessário conjugar a teoria com a prática e integrar, ao longo do curso, ciência, tecnologia e trabalho (ARAUJO, 2004).

                                                                    

O público que se espera atingir com este eixo temático deve ser formado por professores de educação profissional técnica e tecnológica, pesquisadores e estudantes de pós-graduação interessados na história da educação profissional.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARAUJO. Almério Melquíades. Mudanças curriculares no ensino técnico em São Paulo. Revista Estudos Avançados 15 (42). 2001. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v15n42/v15n42909.pdf. Acesso em: 18.01.2012.

ARAUJO. Almério Melquíades. A Construção e o Desenvolvimento de Currículo em Parceria. VIII Congresso Luso-Brasileiro de Ciências Sociais, em Coimbra/Portugal, setembro, 2005. Disponível em: http://www.ces.uc.pt/lab2004/inscricao/pdfs/painel20/almerioaraujo.pdf . Acesso em: 18.01.2012.

BOSCHETTI, Vânia Regina. O curso ferroviário da Estrada de Ferro Sorocabana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.23, p. 46-58, set. 2006. ISSN: 1676-2584. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/23/art04_23.pdf. Acesso em: 23.09.2011.

CARVALHO, Maria Lucia Mendes de (org). Cultura, Saberes e Práticas. Memórias e História da Educação Profissional. São Paulo: Imprensa Oficial, 2011.

DELUIZ. Neise. O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para o Currículo. Boletim Técnico do Senac. Disponível em: http://www.senac.br/BTS/273/boltec273b.htm. Acesso em 18.01.2012.

DEMAI, Fernanda Mello. Livro das competências profissionais: a síntese dos 90 cursos técnicos e das 115 qualificações oferecidas pelo Centro Paula Souza. Nº 2. São Paulo: Editora i9, 2009.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. 4.ed. Editora Unicamp, Campinas:Unicamp, 1996.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO- MEC. Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos. Brasília: MEC, dezembro, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf .
Acesso em: 18.01.2012.

MORAES, Carmen Sylvia Vidigal. A socialização da força de trabalho: instrução popular e qualificação profissional no Estado de São Paulo (1873 – 1934). Bragança Paulista. EDUSF: 2003, 480p.

 

 

 

Mapa do Site Mapa do Site

© Copyright 2011 - CETEC - Unidade de Ensino Médio e Técnico - Todos os direitos reservados