Topo

HISTÓRICO

O Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza promove projetos de Memórias e História da Educação Profissional, incentivado pelo professor Almério Melquíades de Araujo, coordenador da Unidade de Ensino Médio e Técnico, desde o início do projeto Historiografia das Escolas Técnicas Estaduais mais Antigas do Estado de São Paulo, em 1998. O projeto surgiu da parceria com do “Centro de Memória da Educação” da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, proposto e orientado professora Dra. Carmen Sylvia Vidigal de Moraes, com a coordenação da professora Júlia Falivene Alves na Unidade de Ensino Médio e Técnico, e contando com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Esse projeto propiciou a criação dos Centros de Memória, no Centro Paula Souza, e dos projetos subseqüentes de solicitações de horas atividades específicas que contribuem para a manutenção de estudos e pesquisas nas unidades escolares sobre a historiografia da educação profissional.

Para a continuidade do programa foram mantidos os objetivos propostos por suas mentoras: [...] que as reflexões decorrentes dessas pesquisas venham a contribuir para o desenvolvimento de ações de cidadania, de programas e de políticas públicas voltados para a melhoria das condições e da qualidade do ensino profissionalizante em nosso país¹. Com a finalidade de comemorar os dez anos de projeto Historiografia das Escolas Técnicas Estaduais mais Antigas do Estado de São Paulo, o I Encontro de Memórias da Educação Profissional aconteceu na cidade de São Paulo, no Parque da Juventude, em 13 de Novembro 2008, educação profissional. O desafio do grupo de estudos e pesquisas em Historiografia da Educação Profissional no Centro Paula Souza é levantar, analisar e divulgar informações sobre práticas escolares e pedagógicas, em documentos textuais, iconográficos e tridimensionais existentes nos Centros de Memória da instituição, de forma a propiciar o acesso a pesquisadores de outras instituições. envolvendo educadores, pesquisadores e estudantes.

Foto 1
Figura 1: Equipe de professores dos Centros de Memória do Centro Paula Souza, no Arquivo Municipal de São Paulo, durante visita técnica com a professora Julia Falivene Alves (primeira à esquerda), em 2003.

 

Foto 2
Figura 2 – Festa de comemoração dos noventa anos da Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, que contou com a participação da professora Dra. Carmen Sylvia Vidigal Moraes, segunda à esquerda, em 28 de setembro de 2001.

 

Fotografias: Maria Lucia Mendes de Carvalho da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza

1. Inventário de Fontes Documentais. In: MORAES, Carmen Silva Vidigal de Moraes. ALVES. Julia Falivene. Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2002

©Centro Paula Souza, 2010                                    Desenvolvido por: Felipe Ramos