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ET 5 - Políticas de educação e saúde no ensino profissional.

Maria Lucia Mendes de Carvalho

Esse eixo temático tem por finalidade identificar como ocorre a apropriação e implantação das políticas educacionais (federal, estadual e municipal) nas instituições de ensino profissional, desde os órgãos de administração do ensino, geradores das práticas pedagógicas, até nas unidades de ensino, onde os diretores de escolas propiciam a circulação dessas práticas para que os professores possam criar suas práticas escolares. Para compreender o momento atual da educação profissional se deve refletir sobre a história da educação em diferentes épocas: 1 Colônia (1500 – 1822), Império (1822 – 1889), Primeira República (1889 – 1930), Era Vargas (1930 – 1945), Nacional Desenvolvimentismo (1946 – 1964), Período Militar (1964 – 1984) e Transição Democrática (1984 – hoje). Novas investigações sobre as políticas educacionais no ensino profissional, em diferentes períodos, contribuirão para o desenvolvimento de políticas curriculares para a compreensão da cultura escolar e das práticas pedagógicas e escolares nas instituições de ensino. Os trabalhos de pesquisas a serem apresentados devem buscar identificar como ocorreram as mudanças ao longo do tempo nas instituições escolares: com a criação e extinção de cursos técnicos, nos currículos dos cursos, em diferentes épocas 2,3, a partir das políticas educacionais propostas pelos governos federal, estadual e municipal. Quanto às políticas de educação e saúde, no campo da alimentação e nutrição, é fundamental conhecer como essas foram apropriadas pelas instituições de ensino, inclusive para as unidades escolares se prepararem para a implantação da Lei 11.947/2009, de 16 de junho, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica, (inclui o ensino médio). No artigo 2°, dessa Lei, que trata das diretrizes da alimentação escolar, o inciso segundo cita a inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.

Referências Bibliográficas
1. HISTEDBR. Grupo de Estudos e Pesquisas. Faculdade de Educação da UNICAMP. www.histedbr.fae.unicamp.br. Acesso online 05.01.2010.
2. LAURINDO. Arnaldo. 1962. 50 anos de ensino profissional. Estado de São Paulo. 1911 – 1961. São Paulo: Editora Gráfica Irmãos Andrioli S.A.
3. NASCIMENTO. Osvaldo Vieira. 2007. Cem anos de Ensino Profissional no Brasil. Curitiba: Editora IBPEX - Gráfica Capital. 

 

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