Topo

ET 2 - Cultura, saberes e práticas escolares e pedagógicas nas escolas técnicas e tecnológicas

Américo Baptista Villela

Este eixo tem como objetivo enfocar a cultura escolar como sendo produto e produtora das práticas que se desenvolvem no interior das escolas e, em especial, das escolas técnicas, tecnológicas e profissionalizantes.
Nesse sentido, fazemos coro com Renato Gil Gomes de Carvalho quando este afirma que a escola é um locus diferenciado de manifestação da cultura. Para este autor:


“Salienta-se a escola enquanto organização idiossincrática, com capacidade de reinterpretação e adaptação dos elementos que compõem a cultura macro. Começa-se por abordar o conceito de cultura organizacional como elemento que poderá ser descritivo e aplicável à escola e à realidade escolar, sendo após assinalada a importância da escola como veículo socializador e transmissor de cultura. Para, finalmente, enfatizar a importância do nível meso de intervenção, designadamente o papel activo que as escolas assumem na geração de uma cultura própria e diferenciada.” (CARVALHO,s.d., 1)


Para este autor o conceito de cultura escolar se engendra a partir das discussões no interior da literatura de administração em geral a respeito da cultura empresarial e de lá atingirá as pesquisas sobre as práticas escolares e as políticas educacionais buscando compreender como a cultura escolar influencia e é influenciada por estas de forma dialética.
Seguindo a mesma linha de pesquisa porém entendendo, o surgimento do conceito de cultura escolar e sua preocupação para a historiografia da educação como resultado das inovações da disciplina história, Luciano Mendes de Faria Filho aponta que:

“A preocupação com a problemática da cultura escolar despontou no âmbito de uma viragem dos trabalhos históricos educacionais e de uma aproximação cada vez mais fecunda com a disciplina de história, seja pelo exercício de levantamento, organização e ampliação da massa documental a ser utilizada nas análises, seja pelo acolhimento de protocolos de legitimidade da narrativa historiográfica. ”(FARIA FILHO, 2004, 139)

Faria Filho, abordando diversos autores, demonstra as múltiplas possibilidades de compreensão da cultura escolar e suas repercussões em termos de pesquisa e práticas educacionais.
Assim o eixo busca o entendimento da cultura escolar considerando a sociedade e a cultura mais ampla em que está inserida como parte do processo para a compreensão do sucesso ou fracasso das reformas e das práticas educacionais, bem como do currículo, da materialidade, dos espaços, dos tempos, enfim, das instituições escolares e do processo educacional como algo mais amplo do que a legislação oficial.

Referências Bibliográficas

CARVALHO , Renato Gil Gomes “Cultura global e contextos locais: a escola como instituição possuidora de cultura própria” in Revista Iberoamericana de Educación (ISSN: 1681-5653), pp 1-9, disponível em http://www.rieoei.org/deloslectores/1434GilGomes.pdf

FARIA FILHO Luciano Mendes de; Gonçalves, Irlen Antônio Universidade Federal de Minas Gerais; Vidal, Diana Gonçalves Paulilo, André Luiz Universidade de São Paulo “A cultura escolar como categoria de análise e como campo de investigação na história da educação brasileira” in Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 139-159, jan./abr. 2004, Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n1/a08v30n1.pdf

Lombardi, José Claudinei, Casimiro, Ana Palmiro, Diana, Livia História, cultura e educação, Editora Autores Associados, 224 páginas.



Voltar
©Centro Paula Souza, 2010                                    Desenvolvido por: Felipe Ramos