Topo Home Visitar o site do Centro Paula Souza Visitar o site do governo do Estado de São Paulo

Regulamentos

Regulamento Nutricionistas

Regulamento Oficinas

Regulamento Pôster

Termo de Autorização

-----------------------------------------------------------------------

Regulamento para apresentação de trabalhos científicos

Os docentes e os monitores de nutrição elaborarão os trabalhos científicos dentro do tema central “Práticas de educação alimentar e nutricional: a escola como espaço de intervenção para a prevenção e controle da obesidade na adolescência”.


Normas para elaboração de comunicação oral (nutricionistas)


I – A nutricionista deverá elaborar um texto de no máximo vinte e cinco páginas e com até trinta referências bibliográficas, em estilo Vancouver, da pesquisa que desenvolveu nos últimos cinco semestres na unidade escolar, referente ao projeto Educação Alimentar: estudos de intervenções de educação em nutrição com adolescentes no contexto de Escolas Técnicas Estaduais do Estado de São Paulo.

II – Um texto preliminar referente ao trabalho a ser proposto para o III Encontro, deverá ser digitado no Microsoft Word, em fonte Arial, tamanho 11, num mínimo de 6000 caracteres e num máximo de 8000 caracteres, com espaço, obedecendo as seguintes características: margem superior 3 cm, margem inferior, 1,5cm; margem direita, 2 cm; margem esquerda, 3cm, papel em formato A4. Se necessário, notas de rodapé, devem ser grafadas em fonte Arial, tamanho 9. Este texto preliminar será recebido no período de 01 de setembro a 10 de setembro de 2009, por meio do site www.cpscetec.com.br, no link capacitação.

III – O texto final do trabalho deverá conter um resumo com
termos de indexação, de três a cinco, contendo até 200 palavras, em estilo narrativo, com descrição dos objetivos, métodos básicos adotados, e informações sobre os grupos (experimental e controle): número de alunos em cada grupo, por faixa etária; quantos iniciaram o projeto e quantos permanecem depois de um ano de pesquisa; estudos antropométricos dos dois grupos; estudo de maturação sexual e outros dados que considerar relevante para a pesquisa, considerando os objetivos do projeto de pesquisa proposto pela Coordenadoria de Ensino Técnico. O resumo não deve conter citações bibliográficas ou abreviaturas sem definição.

IV – Na elaboração do texto lembrar que a introdução deve conter revisão da literatura atualizada e pertinente ao tema, apresentando o problema, os objetivos e as justificativas que conduziram ao trabalho. O estilo deverá ser direto e conciso. Quanto à metodologia ou material e métodos, esta deve conter descrição clara e resumida. A descrição deve conter: procedimentos adotados ou citação da fonte bibliográfica do procedimento original; universo da amostra; instrumentos de medida e, se houver, o método de validação; tratamento estatístico. Os resultados devem ser apresentados sempre que possível mediante o uso de tabelas e figuras, respaldadas por cálculos estatísticos. Tabelas e figuras devem ser numeradas de forma seqüencial com algarismos arábicos e obedecendo a ordem de menção dos dados. As tabelas e figuras devem ser apresentadas de forma que sejam legíveis e auto-explicativas, com título breve. Quando incluir a discussão nos resultados, esta deve ser breve e restrita aos aspectos significativos do trabalho, procurando explorar de forma científica e objetiva os resultados. Esta seção se caracteriza por apresentar comparações com outras observações já registradas na literatura. Caso a natureza do trabalho o permita. Nas conclusões deve ser apresentado o significado prático ou teórico dos pontos mais relevantes do trabalho, considerando o tema da educação alimentar e nutricional[1]

V – A nutricionista deverá enviar o texto completo até 30 de setembro de 2009, encaminhado o trabalho, por meio do site www.cpscetec.com.br, no link capacitação: III Encontro de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes no contexto de seis Escolas Técnicas do Centro Paula Souza

VI - Os trabalhos dos docentes serão apresentados na forma de palestra, com duração de 20 minutos, utilizando projetor multimídia, no referido Encontro.

VII - Será emitido um certificado para cada trabalho aprovado e apresentado, onde constará o nome da nutricionista.

[1] Normas de elaboração de texto adaptadas da Revista de Segurança Alimentar e Nutricional/ NEPA/UNICAMP

Regulamento para apresentação de oficinas por monitores de nutrição


I - Os monitores de nutrição deverão elaborar um roteiro para a “Oficina de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes” que apresentarão como:

A - Comunicação oral ao divulgar o seu processo de sua criação;
B - Práticas de educação alimentar e nutricional para adolescentes

O roteiro deve ser elaborado de forma que possa ser aplicado por outro técnico de nutrição e dietética ao realizar a mesma atividade. A seguir itens que devem constar do roteiro

1. Etec onde foi realizada
2. Período em que foi aplicada
3. Nome da oficina
4. Autores
5. Introdução
Descrição resumida do que pretende realizar durante a oficina
6. Objetivo
Descrever de forma sucinta o que pretende alcançar com esta prática de educação alimentar e nutricional
7. Justificativa
Partindo de referenciais teóricos explicar a proposta desta prática escolar, enfocando o processo de criação dessa em relação ao público alvo.
8. Metodologia
Descrever o procedimento que será adotado na oficina passo a passo, incluindo o processo que será empregado para avaliação após a realização da oficina.
9. Carga Horária
Estabelecer o total de horas para a atividade
10. Público Alvo
Especificar faixa etária, como foram selecionados e outras informações que considerar relevante
11. Recursos Materiais
Especificar todo o material utilizado, com previsão de custos
12. Resultados obtidos com a oficina

II – Os roteiros das oficinas que serão apresentados como processo de criação ou como práticas de educação alimentar e nutricional serão recebidos no período de 01 de setembro a 10 de setembro de 2009, devendo ser encaminhados pela nutricionista responsável pelo projeto por meio do site www.cpscetec.com.br/cetecap: III Encontro de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes no contexto de seis Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. Ao receber confirmação de “aceite da oficina”, o monitor ou monitora de nutrição deverá preparar a comunicação oral ou a oficina que ministrará a docentes e discentes dos cursos Técnicos em Nutrição e Dietética.
NOTA: Este prazo deve ser mantido em função da necessidade de divulgar as oficinas no site da CETEC de capacitação do I Encontro de Educação e Segurança Alimentar e Nutricional de Escolas Técnicas que acontecerá nos dias 05 e 06 de novembro no nosso evento.

III – As comunicações orais sobre o processo de criação das oficinas pelos monitores de nutrição serão apresentadas na forma de palestra, com duração de 20 minutos, utilizando projetor multimídia, no referido Encontro.

IV – As oficinas que o monitor ou monitora de nutrição ministrarão como práticas de educação alimentar e nutricional, terão duração máxima de 60 minutos, informando no roteiro a necessidade de utilizar projetor multimídia para realização da mesma no referido Encontro.

Normas para elaboração de pôsteres (monitores de nutrição)


I – O monitor ou monitora de nutrição deverá elaborar um relatório da oficina de educação alimentar e nutricional que desenvolveu com os adolescentes, estudantes do ensino médio, denominado grupo experimental, contendo todas as etapas do processo de criação: dados de concepção, objetivos, metodologia, resultados finais, a pesquisa bibliográfica e outros dados que considerar relevante. O relatório deverá conter:

1) folha de rosto com dados de identificação:
- código, nome da unidade de ensino, e município onde o monitor ou monitora
estuda;
- título do projeto de pesquisa;
- nome da oficina de educação alimentar e nutricional;
- nome do(s) estudante(s) co-autor (es) da oficina;
- nome da nutricionista supervisora do projeto na unidade escolar;
- período de realização:

2) sumário (ordenação dos assuntos com as respectivas páginas);

3) objetivos e relevância do trabalho;

4) desenvolvimento do projeto (materiais e métodos, cronograma, custos,
resultados e discussão, comentários, etc.);

5) conclusões;

6) referências bibliográficas;

7) anexos (itens não essenciais à compreensão do relatório, mas que o complementam, exemplo: fotografias, depoimentos, etc.).

II – A partir do relatório elaborado no item I, o monitor ou monitora de nutrição, deverá elaborar um resumo da oficina de educação alimentar e nutricional, digitados no Microsoft Word, em fonte Arial, tamanho 11, num máximo de duas páginas (até 400 Kb), obedecendo as seguintes características: margem superior 3 cm, margem inferior, 1,5cm; margem direita, 2 cm; margem esquerda, 3cm, papel em formato A4. Se necessário, notas de rodapé, devem ser grafadas em fonte Arial, tamanho 9.

III – Iniciar o resumo com o título do trabalho em letras maiúsculas. A seguir o nome do autor (sobrenome e inicial do primeiro nome), seguido dos co-autores e da instituição a que o projeto está vinculado, incluindo, a cidade onde foi realizado.

IV - O resumo deverá conter: palavras-chave, introdução (já contendo os objetivos), metodologia, resultados e discussão, e conclusões. Tabelas, gráficos e fotografias deverão estar incluídos nas duas páginas. Lembrar de colocar sempre títulos em tabelas e gráficos, e legendas nas fotografias. Não escreva frases do tipo “os resultados serão apresentados posteriormente”. Ao final do resumo deverá aparecer o nome e e-mail do autor principal.

V – O resumo será recebido no período de 01 de setembro a 10 de setembro de 2009, juntamente com o relatório, devendo ser encaminhados por meio do site www.cpscetec.com.br, no link capacitação: III Encontro de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes no contexto de seis Escolas Técnicas do Centro Paula Souza. Ao receber confirmação de “aceite da oficina”, o monitor ou monitora de nutrição deverá preparar o pôster para apresentação no dia do evento.

VI – O pôster deverá ser elaborado no PowerPoint, para um painel de 0,80 x 1,00 m. Lembrar que a estrutura do painel deve ter adequação as dimensões definidas; proporção entre texto, figuras e espaços vazios; utilização de elementos gráficos: fontes utilizadas (tamanho e tipo), cores e evitar poluição visual. Quanto ao conteúdo, este deve ter relevância e originalidade do tema, propriedade da linguagem escrita, título devidamente destacado, objetivos claramente definidos, legendas informativas e completas, e relação da oficina com o objetivo do Encontro.

VII – No Encontro fica o apresentador responsável pela sua afixação no painel, no Salão de Exposição de Pôsteres. No dia do evento os monitores e as monitoras de nutrição, em horário estabelecido na programação, deverão portar o Diário de Bordo e os relatórios do projeto, para apresentar aos observadores (avaliadores) no III Observatório de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes.

Modelo de Autorização

Cidade, data de Mês de 2009.


À
Coordenadoria de Ensino Técnico do Centro Paula Souza
Comissão Organizadora do III Encontro de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes no Contexto de seis Escolas Técnicas do Centro Paula Souza
A/C da Profa. Maria Lucia Mendes de Carvalho
São Paulo – SP


REF: Termo de Autorização


Prezada professora,

Eu, ..................................., (nome do pai ou responsável). Autorizo meu (minha) filho (a) (nome do aluno (a)), da Escola Técnica Estadual ........................... .(colocar a instituição) a participar do III Encontro de Educação Alimentar e Nutricional com Adolescentes no Contexto de seis Escolas Técnicas do Centro Paula Souza, na Etec Parque da Juventude, em São Paulo/SP, nos dias 4 a 6 de novembro de 2009, e declaro para os devidos fins que meu (minha) filho (a), é aluno (a) devidamente matriculado no curso Técnico em Nutrição e Dietética, .......módulo, e irá participar de atividades desenvolvidas no ou pelo Projeto de Educação Alimentar e Nutricional.
Sendo o que se apresenta, assino este Termo de Responsabilidade.


Nome e Assinatura do Pai ou Responsável


Nome da Nutricionista supervisora do projeto na Etec:_______________________



©Copyright - 200, Centro Paula Souza- desenvolvido por: Felipe Ramos