PERSPECTIV@S - um novo olhar para a educação de jovens e adultos
ISSN - 2446-7677

O Centro Paula Souza e o Ministério da Educação e Cultura / Fundo Nacional para Desenvolvimento da Educação firmaram em 2011 o Convênio CPS/MEC-FNDE Nº 400012/2011, oficializando a participação do ensino técnico do estado de São Paulo no Programa Brasil Profissionalizado com uma ampla proposta de aquisição de equipamentos para Laboratórios de Ensino Técnico e Ensino Médio e de Formação Continuada de Professores da Educação Profissional.

Integrante desta proposta, o Curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos – Nível Aperfeiçoamento é desenvolvido numa parceria entre a Unidade de Ensino Médio e Técnico, a Unidade de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão e a Fatec São Paulo, visando a atualização de 640 educadores para atendimento das demandas de educação profissional de jovens e adultos na modalidade EJA.

Tal iniciativa é particularmente importante na perspectiva de contemplar a inserção no sistema educacional de jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de acesso ou permanência no período regular. Acresce-se, ainda, que grande parte dos alunos dos cursos técnicos modulares é composta por jovens e adultos inseridos no mundo do trabalho, formal ou informal, mas com características e vivências que também não podem ser ignoradas no processo de ensino-aprendizagem.

A atuação dos educadores com tal público é revestido de desafios, tanto metodológicos como de conteúdo, e por que não dizer, filosóficos, ideológicos e conceituais uma vez que o tema, Educação de Jovens e Adultos implica na necessidade de rever a relação professor-aluno no processo de educação escolar. Afinal,

É difícil transformar as práticas arraigadas adquiridas durante todas as etapas de formação escolar do profissional de educação e reproduzidas em vários anos de trabalho pedagógico. Mas, no contexto de grandes transformações pelas quais passam a sociedade, a tecnologia e o mundo do trabalho, é chegada a hora de o educador rever e re(construir) sua prática pedagógica de modo a acompanhar a velocidade das mudanças do mundo em que vive. (MATHIEU e BELEZIA, 2013:12).

A presente revista digital representa o esforço coletivo de toda a equipe envolvida no curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, no intuito de dar voz aos docentes e educadores preocupados com este segmento de educandos com o objetivo de divulgar pesquisas e estudos relacionados com a Educação de Jovens e Adultos, no seu contexto mais amplo, tanto nos aspectos metodológicos como também com foco nas políticas públicas, gestão escolar e a relação educação e trabalho.

A revista encontra-se em seu terceiro número, com artigos de cursistas do curso Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, assim como colaborações de educadores pesquisadores de outros Programas e cursos, mantendo a diversidade de experiências e relatos característicos das edições anteriores.

Acreditamos que sua leitura proporcionará oportunidades de reflexão, instigando para novas pesquisas e aprofundamento. Esta é a nossa intenção.

Eva Chow Belezia
Professora coordenadora de projetos
Centro Paula Souza – Unidade do Ensino Médio e Técnico

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA

DIRETORA SUPERINTENDENTE
Laura Laganá

VICE-DIRETOR SUPERINTENDENTE
Luiz Antonio Tozi

CHEFE DE GABINETE DA SUPERINTENDÊNCIA
Luiz Carlos Quadrelli

COORDENADORA DA UNIDADE DE PÓS GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E PESQUISA
Helena Gemignani Peterossi

COORDENADORA DO ENSINO SUPERIOR DE GRADUAÇÃO
Mariluci Alves Martino

COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO
Almério Melquíades de Araújo

COORDENADORA DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO
Silvana Maria Brenha Ribeiro

PROFESSORA RESPONSÁVEL PELO CURSO ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Eva Chow Belezia

Profª MS. EVA CHOW BELEZIA
Mestre em Educação pela Universidade Nove de Julho, Especialização em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras, Cooperativismo e Desenvolvimento Local pelo Centro de Cooperação Internacional e Instituto Internacional para a Solidariedade e Desenvolvimento e Agroecologia, Universidade Federal do Paraná. Graduada em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiróz, USP, Licenciada em Ciências Agronômicas pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Docente do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Paula Souza.
Curriculum lattes

Profª MS. IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS
Mestre em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação. Especialização para Gestores Públicos, Instituto Federal do Paraná – IFPR. Graduada em Pedagogia, Universidade Federal de São Carlos e Tecnologia em Construção Civil, FATEC São Paulo. Licenciada para as disciplinas do Currículo do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e da Educação Profissional em Nível Médio. Professora do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Paula Souza.
Curriculum lattes

Profª Dra. JULIANA NAZARÉ ALVES
Doutora e Mestre em Ciências dos Materiais e Aplicações Nucleares pelo IPEN/USP. Especializações em Formação de Orientadores de Aprendizagem em Educação a Distância, pela PUC/SP e em Designer Instrucional para EaD, pela Universidade Federal de Itajubá. Graduada em Ciências Biológicas e Pedagogia. Colaboradora voluntária no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN-CNEN), no Laboratório do CTR - tecnologia das Radiações na USP. Participa do Grupo de Estudos SEED na Faculdade de Educação da USP. Docente do curso de Pós Graduação - Especialização Gestão em Enfermagem pela UNIFESP; do Programa Especial de Formação Pedagógica e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, pelo Centro Paula Souza.
Curriculum lattes

Profª MS. LIDIA RAMOS ALEIXO DE SOUZA
Mestre em Nutrição Humana Aplicada pela Universidade de São Paulo. Especialização em Formação de Orientadores de Aprendizagem em Educação a Distância pela PUC/SP, Pós-graduada em Administração Hoteleira e Gestão de Negócios de Alimentação de Coletividades pelo SENAC/SP. Pedagoga, com habilitação em Administração Escolar, Supervisão e Orientação Educacional, Graduada e Licenciada em Nutrição. Coordenadora de Orientadores de Aprendizagem do Telecurso TEC no Grupo de Estudo de Educação a Distância e Docente do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Paula Souza.
Curriculum lattes

Prof MS. PAULO ROBERTO PRADO CONSTANTINO
Doutorando em Educação pela UNESP Marília. Mestre em Educação pela UNESP Marília. Graduado em Música pela Universidade Estadual de Londrina. Docente de diferentes programas de formação de professores, como o Programa Especial de Formação Pedagógica e o Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, e o Programa Pedagogia Cidadã UNESP, cursos de extensão e livres nas áreas de música, educação profissional e gestão escolar.
Curriculum lattes

Profª Dra. SENIRA ANNIE FERRAZ FERNANDES
Bacharel e licenciada em Pedagogia pela Universidade de São Paulo. Mestrado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologias em Sistemas Produtivos) e do Aperfeiçoamento Ensino e Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Pesquisadora da UAB em Educação a Distância. Curriculum lattes: http://lattes.cnpq.br/6042647780025731
Curriculum lattes

Estas diretrizes editoriais têm o objetivo de garantir instruções para submissão e publicação na revista Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos, é editada pela Unidade do Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza, de periodicidade semestral, com o objetivo de promover e divulgar estudos, reflexões e pesquisas na área de educação, com foco na educação de jovens e adultos e na educação profissional.

Os artigos produzidos serão submetidos à análise da Comissão Editorial, que poderá ou não aceitar tais artigos, e eventualmente, sugerir modificações ao(s) autor(es), a fim de adequar os textos à publicação. O Centro Paula Souza e a Comissão Editorial não se responsabilizam pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, que são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Todos os trabalhos serão submetidos à leitura de, no mínimo, dois pareceristas da Comissão Editorial ou de especialistas convidados, sendo garantido sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas. Os nomes e demais dados do(s) autor(es) informados serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros. As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, serão encaminhadas, pela Comissão Editorial, exclusivamente ao(s)autor(es).

O artigo deve conter em sua estrutura TÍtulo, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Desenvolvimento e Conclusão/Considerações Finais. Deve considerar adequado tratamento para citações, correta indicação para ilustrações, tabelas e gráficos e apresentar a exposição de referencial utilizado. A escolha, pela Comissão Editorial, dos artigos para publicação priorizará a relevância e atualidade do tema e a abrangência do estudo. Cada parecerista, de forma individual, efetuará a análise, considerando o que se segue:

a) pauta nos aspectos técnicos do artigo, independente de o material ser controverso, contraditório ou mesmo contrário às sua teorias às teses em uso, mas que, tecnicamente, esteja adequado aos padrões de qualidade da revista.

b) o parecerista, em sua análise, poderá sugerir adequações quanto às terminologias utilizadas pelo(s) autor(es).

c) será recusado o artigo que fizer alusão depreciativa a qualquer indivíduo quer seja no âmbito pessoal ou profissional.

Centro Paula Souza
Praça Coronel Fernando Prestes, 74 - Bom Retiro - São Paulo - SP
01124-060

Profa. Eva Chow Belezia
Professora Coordenadora EJA
perspectivas@cps.sp.gov.br

Nº 1, Junho/2015 Nº 2, Janeiro/2016 Nº 3, Janeiro/2017

Período de envio de trabalhos:

Envie seu trabalho para: perspectivas@cps.sp.gov.br

1. A Revista
A Perspectiv@s: um novo olhar para a educação de jovens e adultos é editada pela Unidade do Ensino Médio e Técnico, com apoio do Programa Brasil Profissionalizado, e tem por objetivo apresentar pesquisas em educação, tendo como foco a educação de jovens e adultos e sua relação com o mundo do trabalho.

2. Os trabalhos
A temática da revista é Educação, nos diversos aspectos metodológicos, políticos e estruturais da educação profissionais de jovens e adultos.

3. Submissão dos Trabalhos
A submissão de Trabalhos para análise da Comissão Editorial é feita única e exclusivamente pelo e-mail perspectivas@cps.sp.gov.br. Ao submeter os Trabalhos, os autores ficam cientes e concordam com as normas editoriais da Revista.

4. Normas de Padronização
Os Trabalhos não devem ultrapassar quinze laudas e devem obedecer à norma culta da língua portuguesa, no formato ABNT.

Na primeira página o título em letras maiúsculas, em negrito e centralizado; abaixo do título o nome do (a) autor (a) e coautor(es) (no máximo dois) com identificação das instituições de origem, e e-mail do(s) autor(es); abaixo informar mini currículo e finalmente, resumo, palavras-chave, introdução, desenvolvimento e considerações finais/conclusão.

As notas de rodapé, sendo indispensáveis, devem ser colocadas no final do Trabalho, antes das referências bibliográficas.

Os títulos das seções internas devem estar em negrito e alinhados à esquerda. Os subtítulos devem ter recuo para parágrafo de 1,5 em relação aos títulos. Utilizar fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento entre linhas de 1,5 linha.

5. Prazos
Pré-seleção de artigos recebidos: 15/07/17 a 30/08/17
Análise dos artigos pela comissão: 01/09/17 a 30/09/17
Eventuais correções nos artigos, de acordo com as sugestões da comissão: 01/10/17 a 30/10/17
Editoração: 15/11/17 a 15/12/17
Lançamento da revista: 2ª Quinzena de janeiro de 2018.

Edição atual: janeiro/2017