Jornada comemorativa - Nutrição e dietética
Etecs

Apresentação

A Jornada Comemorativa “Técnico em Nutrição e Dietética: 75 anos de transformação e mobilização (1939 – 2014)” acontecerá no Centro de Capacitação do Centro Paula Souza, na cidade de São Paulo, no bairro de Santa Ifigênia, em 16 de maio de 2014, com a participação de docentes que promoveram a transformação e mobilização no curso Técnico em Nutrição e Dietética, a partir do curso de “Auxiliares em Alimentação ou Dietistas”. Esse foi o primeiro curso de formação profissional no campo da alimentação e nutrição no Brasil, criado pelo médico-chefe Francisco Pompêo do Amaral (1907-1990) na Superintendência do Ensino Profissional do Estado de São Paulo, por meio do Decreto Estadual N° 10.033, de 03 de março de 1939.
Francisco Pompêo do Amaral, como médico, jornalista, professor e escritor, construiu com relevância as suas obras, produzindo artigos para revistas especializadas. Em 1945, publicou o livrou “Política Alimentar”, incluindo em suas obras as práticas pedagógicas e escolares desenvolvidas com suas alunas e equipe de dietistas, e que culminou com o Prêmio Nacional de Alimentação, em 1954, recebido pelo livro “A alimentação em São Paulo no período de 1940-1951”. Em 1955 e 1956 foi laureado com o Prêmio Oficial da Academia Nacional de Medicina pelas obras “O Leite Problema Nacional” e “O Problema da Alimentação”.
Entre 1953 e 1958, o curso funcionou na Rua Rego Freitas, 474, no centro da capital, e esse período foi de grande evolução na produção técnico científica dessa equipe. Em 1958, esse espaço foi ocupado pelo Instituto Pedagógico do Ensino Industrial, e o curso retornou para a Escola Industrial Carlos de Campos, sob a coordenação de Debble Smaíra Pasotti (1909 – 2008).
O curso de Dietistas tinha um currículo que era ministrado em dois anos e com a carga horária superior ao curso de Nutricionistas, em São Paulo. Quando foi promulgada, a Lei Federal N° 5.276, de 24 de abril de 1967, que dispunha sobre a profissão de Nutricionista e regulou o seu exercício, assegurou no artigo 11° que “os diplomados até a data dessa lei em cursos de Nutricionistas ou Dietistas têm os mesmos direitos que a lei concede aos nutricionistas”. Embora Francisco Pompêo do Amaral não tenha conseguido criar o Instituto de Nutrição em São Paulo, como o fez Josué de Castro, no Rio de Janeiro, as Dietistas foram equiparadas às Nutricionistas.
Para dar continuidade à história da evolução do curso Técnico em Nutrição e Dietética, que até 1974 era único e na Escola Técnica Estadual Carlos de Campos, e em 2009, oferecido em 25 escolas técnicas, e atualmente, em 37 escolas técnicas, do Centro Paula Souza, é que será inaugurada durante a jornada a Exposição Comemorativa TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA: 75 anos de transformação e mobilização, e que posteriormente, de forma itinerante percorrerá as escolas na instituição. Pretende-se mostrar a educadores e jovens estudantes que as equipes continuam promovendo práticas escolares e pedagógicas em estudos e pesquisas, como as que serão apresentadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Segurança Alimentar e Nutricional (GEPESAN) durante a jornada e a exposição comemorativa.

Etecs
Cetec Capacitações - Centro Paula Souza