4º SEMTEC – Simpósio dos Ensinos Médio Técnico e Tecnológico

Tema: Empreendedorismo e Docência na Educação Profissional

A Educação Profissional e Tecnológica demanda que professores e alunos desenvolvam um perfil empreendedor, em consonância com o perfil técnico, para que se vençam os principais desafios do mundo atual.

O empreendedorismo, característica indispensável ao perfil profissional contemporâneo, é evidenciado por atribuições e por competências pessoais complementares às atribuições e competências específicas da formação profissional.

O empreendedorismo é essencial para a vida pessoal e profissional; é imprescindível que o ambiente educacional oferte possibilidades para o desenvolvimento do empreendedorismo no itinerário dos cursos técnicos.

As linhas de pesquisa propostas indicam potencialidades de trabalhos nas áreas de desenvolvimento de competências pessoais e de atribuições empreendedoras, metodologias de trabalho docente que visem ao protagonismo do aluno, assim como as atividades interdisciplinares, ou ligadas à gestão empreendedora, à eficiência em comunicação e ao fomento de ações de relacionamento no ambiente da escola.

Conforme concepção da Cetec, nos planos de curso elaborados pelo Gfac (Grupo de Formulação e Análises Curriculares), o Empreendedorismo é desenvolvido como tema transversal, delimitado pelas possibilidades apresentadas no perfil profissional e pelos setores produtivos, tanto em seu aspecto de empreendedorismo externo (voltado para abertura de empresas e desenvolvimento de negócios), como interno, na forma do intraempreendedorismo (voltado para o desempenho e diferencial profissional em sua inserção no mercado).

Convidamos a todos que socializem suas práticas, conforme as competências pessoais e atribuições empreendedoras, de acordo com as linhas de pesquisa estabelecidas, para que demonstremos o nosso compromisso com uma educação profissional qualificada.

Saiba Mais