Clube de Memórias IV
Curso de História Oral de Vida
Encontro 1 - Entrevistas
22 de Fevereiro de 2010
Etec Parque da Juventude
São Paulo/ SP
APRESENTAÇÃO
O CLUBE DE MEMÓRIAS tem a finalidade de promover eventos para a formação e a atualização de professores que atuam ou tem interesse em participar do grupo de estudos e pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP) desenvolvendo projetos nas unidades escolares do Centro Paula Souza.
No Clube de Memórias acontecem durante o ano reuniões, palestras, oficinas, entre outros eventos, para trocar experiências, estimular e ampliar a participação de docentes da instituição nos encontros de memória e história da educação profissional, apresentando comunicações orais ou mesas-redondas referentes as suas escolas.
Os eventos do Clube de Memórias são propostos dentro da meta 3.3.04 – MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: cultura, saberes e práticas, projeto de 2010 na Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Trata-se de uma meta desenvolvida a partir dos projetos de horas atividades especÃficas (HAE) requeridas por docentes que atuam nos oito Centros de Memória da Educação Profissional no Centro Paula Souza, ou por aqueles que apresentam projetos de HAE sobre memórias e história da educação profissional referente à unidade escolar de origem.
Esta meta contribui para divulgação dos trabalhos que são desenvolvidos nos Centros de Memória das Escolas Técnicas, propiciando a criação de um espaço para reflexão e discussão das memórias e história da educação profissional, com vistas a contribuir para realização de ações de cidadania, de programas e de polÃticas públicas voltadas para a melhoria das condições de qualidade do ensino profissionalizante.
Nos Centros de Memórias são desenvolvidas atividades de Museologia, de Informação e Documentação, de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (dentro dos eixos temáticos estabelecidos) e atividades educativas.
EIXOS TEMÃTICOS:
- CurrÃculos e as disciplinas de cursos oferecidos nas escolas técnicas e tecnológicas;
- Cultura, saberes e práticas escolares e pedagógicas nas escolas técnicas e tecnológicas;
- Levantamento e análise em jornais locais que cobriam as escolas técnicas sobre o trabalho, as ciências, as artes e as tecnologias no processo histórico de transformação da sociedade;
- O público da escola: perfil; práticas escolares e hábitos culturais; apropriação dos espaços e modalidades de ensino nas escolas técnicas e tecnológicas.
- PolÃticas de educação e saúde no ensino profissional.
Encontro 1 – Entrevistas de História oral de vida
Ministrado: Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Local: Parque da Juventude
Data: 22 de fevereiro de 2010
Carga horária: 6 horas (manhã e tarde)
Objetivo:
O objetivo desse encontro será apresentar e debater as noções básicas sobre teoria e procedimentos metodológicos de entrevista em História Oral. Juntos refletiremos sobre as especificidades da realização da entrevista e da construção da narrativa.
Temas abordados:
Programação:
O encontro iniciará com a apresentação de conceitos importantes para o trabalho do oralista ou entrevistador. Logo em seguida realizaremos um trabalho prático de elaboração de um roteiro e realização de entrevista.
Bibliografia
BENJAMIN, W. Walter Benjamin. Obras Escolhidas. Magia e Técnica, Arte e PolÃtica. 4ª ed. São Paulo, Ed. Brasiliense, 1990.
BOSI, E. Memória e sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo, TA Queiroz, 1979, pp. 1-3.
BOURDIEU, P. Miséria do mundo. Petrópolis, Vozes, 1997
GEERTZ, C. O antropólogo como autor. Paidos, Barcelona, 1989.
JOUTARD, P. Esas voces que nos llegan del passado, México, Fondo de Cultura Económica, 1986.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. São Paulo: Loyola, 2005.
________ & HOLANDA, FabÃola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.
RIBEIRO, Suzana L. S., MEIHY, J. C. S. B. e SANTOS, A. P. dos. Vozes da marcha pela terra. São Paulo: Loyola, 1998.
________. Processos de mudança no MST: história de uma famÃlia cooperada. São Paulo, Dissertação de Mestrado DH/FFLCH, 2002.
________, IOKOI, Zilda, ANDRADE, Marcia e REZENDE, Simone. Vozes da terra: histórias de vida dos assentados rurais de São Paulo. São Paulo: Fundação ITESP/ Imprensa Oficial, 2005.
THOMPSON, P. A voz do passado. São Paulo, Paz e Terra, 1992.
Público-alvo:
Docentes do projeto de HAE 2010 "Saberes e sabores" e interessados em memórias e história da educação profissional
Vagas:
30
Modalidade:
Semi-presencial
Carga horária:
6 h (presencial)
24 h (a distância)
Período de Realização do Curso:
22/02/2010 a
02/04/2010
Pré-Requisito(s):
docentes do Centro Paula Souza que tem interesse por pesquisas em memórias e história da educação profissional
Lista de participantes aprovados:
AMERICO BAPTISTA VILLELA | Campinas |
CARLOS EDUARDO DA SILVA | Itapeva |
CARLOS HENRIQUE LOPES | Ipaussu |
CILMARA APARECIDA RIBEIRO | Pindamonhangaba |
CLAUDIA GONCALVES OLIVEIRA | São Paulo |
DANIELA REGINA PIGOLI | Botucatu |
DANIELA RUYBAL LUCCI | Pindamonhangaba |
DULCINEA RAMALHO A DE OLIVEIRA | Rancharia |
EDENIR ALVES NEMOTO | São Paulo |
ELIANA MOURA BRASIL SALGADO | |
EVA CHOW BELEZIA | São Paulo |
FERNANDA MELLO DEMAI | São Paulo |
JOSE CLAUDIO PECINI | Osvaldo Cruz |
KARLA VANESSA NOGUEIRA FULEM | Pirassununga |
LIGIA APARECIDA CORREA BARONE | Ribeirão Preto |
LUCIA DA SILVA TEIXEIRA | Pindamonhangaba |
MARIA BEATRIZ DE SOUZA LIMA RIZZI | São Paulo |
MARIA CRISTINA GUIMARAES | Taquarivaí |
MARIELA IZOLAN | Guarujá |
MARLENE APARECIDA GUISELINI BENEDETTI | Limeira |
MAURO DOS SANTOS FARIA | Orlândia |
MONICA LUCIA VELOSO PEREIRA | Pirajú |
NELCI ROSA DE SOUZA RODELLA | Birigui |
NIVIA CRISTIANE DE MACEDO | São Paulo |
PATRICIA MECIANO SIMONE BARRETO | Araraquara |
PAULO HENRIQUE MAXIMO | Leme |
RAQUEL POIATTI FACTOR RIOLINO | Limeira |
SUELY BETANHO CAMPANA | Campinas |
TELMA APARECIDA MAEDA | Penápolis |
THALES HENRIQUE DE CAMPOS SILVEIRA DE ARAUJO | Cerquilho |