CLUBE DE MEMÓRIAS III
25 de Setembro de 2009
Etec Parque da Juventude, em São Paulo/SP
APRESENTAÇÃO
O CLUBE DE MEMÓRIAS tem a finalidade de promover eventos para a formação e a atualização de professores que atuam ou tem interesse em participar do grupo de estudos e pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (GEPEMHEP) desenvolvendo projetos nas unidades escolares do Centro Paula Souza.
No Clube de Memórias acontecem durante o ano reuniões, palestras, oficinas, entre outros eventos, para trocar experiências, estimular e ampliar a participação de docentes da instituição nos encontros de memória e história da educação profissional, apresentando comunicações orais ou mesas-redondas referentes as suas escolas.
Os eventos do Clube de Memória são propostos dentro da meta 3.2.04 – MEMÓRIAS E HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, projeto da Unidade de Ensino Médio e Técnico do Centro Paula Souza. Trata-se de uma meta desenvolvida a partir dos projetos de horas atividades especÃficas (HAE) requeridas por docentes que atuam nos oito Centros de Memória da Educação Profissional no Centro Paula Souza, ou por aqueles que apresentam projetos de HAE sobre memórias e história da educação profissional referente à unidade escolar de origem.
Esta meta contribui para divulgação dos trabalhos que são desenvolvidos nos Centros de Memória das Escolas Técnicas, propiciando a criação de um espaço para reflexão e discussão das memórias e história da educação profissional, com vistas a contribuir para realização de ações de cidadania, de programas e de polÃticas públicas voltadas para a melhoria das condições de qualidade do ensino profissionalizante.
Nos Centros de Memórias são desenvolvidas atividades de Museologia, de Informação e Documentação, de Estudos e Pesquisas em Memórias e História da Educação Profissional (dentro dos eixos temáticos estabelecidos) e atividades educativas.
EIXOS TEMÃTICOS:
- CurrÃculos e as disciplinas dos cursos que foram oferecidos nas escolas técnicas e tecnológicas;
- Cultura, saberes e práticas escolares e pedagógicas nas escolas técnicas e tecnológicas;
- Levantamento e análise em jornais locais que cobriam as escolas técnicas sobre o trabalho, as ciências, as artes e as tecnologias no processo histórico de transformação da sociedade;
- O público da escola: perfil; práticas escolares e hábitos culturais. apropriação dos espaços e modalidades de ensino nas escolas técnicas e tecnológicas.
- PolÃticas de educação, inclusive no campo da alimentação e saúde para a juventude na nossa instituição.
Referência Bibliográfica
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, 2001, volume nº 1, p 9-43. http://www.sbhe.org.br acesso 08.09.2009.
Público-alvo:
Docentes das Etecs e Fatecs interessados em atuar na área de estudos e pesquisas em memória e historia da educação profissional das unidades de ensino do Centro Paula Souza
Vagas:
25
Modalidade:
Semi-presencial
Carga horária:
8 h (presencial)
8 h (a distância)
Período de Realização do Curso:
25/09/2009 a
25/09/2009
Pré-Requisito(s):
Entregar atividade não presencial (optativa)
Lista de participantes aprovados:
BENEDITO MARQUES DA SILVA JUNIOR | Itapetininga |
CECILIA HELENA DA COSTA TRENCH | São Paulo |
CRISTIANE ALVES DE FREITAS TEIXEIRA | São Paulo |
CRISTIANE CUSIN PUPO | Jundiaí |
FABIO HENRIQUE ZANELLA MOURA | Marília |
FERNANDA CASSIOLATO MARTI SGUASSÁBIA | Casa Branca |
FERNANDA MELLO DEMAI | São Paulo |
JOSE FERNANDO GABRIEL | Amparo |
JULIA NAOMI KANAZAWA | Jacareí |
LUCIA MARIA DE FATIMA GONCALVES PINTO | Tietê |
MARA CRISTINA GONÇALVES | Franco da Rocha |
MARLENE APARECIDA GUISELINI BENEDETTI | Limeira |
REGIANE MORAES SILVA | Vale do Paraíba |
RENATA ALVES DE LIMA BROSCO | Sorocaba |
RODRIGO CESAR FERNANDES | Orlândia |
ROSANGELA MILIOSSI MARQUES | Orlândia |
SERGIA LUCIA BORGES MILANEZ | Catanduva |