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Multiplano: Um Avanço na Matemática

Os primeiros passos para a construção desta ferramenta pedagógica denominada Multiplano, foram dados em abril de 2000. No decorrer dos anos se apresentou em forma de projeto sendo aprimorado de acordo com as necessidades e expectativas de educandos e educadores. 
   A origem se dá quando o professor Rubens Ferronato, autor deste instrumento enfrentou sérias dificuldades ao ensinar conteúdos matemáticos a um aluno cego, considerando as mínimas condições em que a maioria das escolas se apresenta no que tange aos métodos e materiais didático-pedagógicos adaptados às necessidades do grupo discente, impossibilitando assim, uma maior interação no processo ensino-aprendizagem e na vinculação deste com a vida do educando.
   Nesta circunstância, o professor estabeleceu diferenciadas formas para que o aluno pudesse aprender os conteúdos de CDI*, os métodos convencionais não surtiam efeitos, diante da complexidade das interpretações gráficas propostas pela disciplina. Sentindo-se desafiado, o professo Rubens prometeu ao aluno que encontraria uma forma para fazer com que ele aprendesse Matemática. Foi assim que suas buscas começaram: consultas a especialistas na área da Educação Especial, bibliográficas diversas, e outras fontes.
    No entanto, foi numa loja de materiais de construção que visualizou a concretização de sua promessa. Com uma placa perfurada, algumas rebites e elásticos, o professor foi para a sala de aula, e com grande expectativa apresentou o material improvisado ao aluno que após realizar alguns exercícios afirmou: “professor, o senhor não inventou um material ara mim mas, para todos os cegos do mundo! Era isso que faltava para eu aprender Matemática!â€
   Entusiasmado com os resultados alcançados através de experiências com alunos cegos e não cegos, o professor fora lapidando e transformando aquelas peças simples e rústicas, no atual e real MULTIPLANO que deixa de ser um projeto e se torna realidade - Um instrumento que possibilita através do tato, a compreensão de conceitos matemáticos.
   O MULTIPLANO está sendo utilizado por pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, em específicos os deficientes visuais, e por alunos e professores de classes regulares e especializadas nas diversas modalidades de ensino de várias instituições do país. Este recurso possibilita ao estudante a compreensão da lógica existente nos conteúdos matemáticos e configura-se como elemento decisivo para o entendimento e proposições de alternativas na superação de problemas vivenciados nesta área. 
   Conteúdos aplicados: Operações, tabuada, equações, proporção, regra de três, funções, matriz, determinante, sistemas lineares, gráficos de funções, funções exponenciais e logarítmicas, trigonometria, geométrica plana e espacial, Estatística, entre outros. Através do toque permite ao estudante, perceber os sentidos das operações matemáticas, pelo fato da percepção ser decorrente também do tato. O contato com este material pedagógico possibilita o entendimento da construção de fórmulas matemáticas, porque o estudante passa para a construção lógica do problema a partir da experimentação concreta. Assim, o aluno compreende o processo lógico que levou ao resultado e como se processa na prática.
   O MULTIPLANO se tornou uma alternativa encontrada para efetivação do sonho de uma sociedade com oportunidades iguais para todos, sem preconceitos, discriminações, amenizando possíveis injustiças sociais.


*CDI- Cálculo Diferencial e Integral - Disciplina componente ao currículo da Educação Superior 

 

 

Palestrante: RUBENS FERRONATO


Graduado  em Ciências e Plena com Habilitação em Matemática pela Faculdade de filosofia Ciências e letras de Umuarama. Possui especialização no Ensino de Ciências Exatas, Matemática, Física e Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Mestre em Engenharia da Produção -  Mídia e Conhecimento com ênfase em Gestão de Informática na Educação  pela Universidade Federal  de Santa Catarina. Docente em cursos de graduação e pós-graduaçao.


 



Responsáveis
  • Marcia Ragazi Fumanti
  • Regina M. S. do Amaral
Informação Gerais

Público-alvo:
Professor

Vagas:
60

Modalidade:
Presencial

Carga horária:
1 h (presencial)

Período de Realização do Curso:
08/10/2009 a 08/10/2009

Data/Horário do Evento:

08/10 das 13:00 às 14:00
Expo Barra Funda - São Paulo
Rua Tagipuru, nº 1000 Metrô Barra Funda

Pré-Requisito(s):
Nenhum

A data limite para inscrição está encerrada.

Lista de participantes aprovados:

ADEMIR PIRES Cubatão
ANDRE LUIZ ORLANDI Ourinhos
APARECIDA SOUZA AMORIM Santa Rita Passa Quatro
CARLOS FERNANDO CARRARA Pirajú
CARMO CHADI NETO Cândido Mota
DAVI LUGOBONISão Paulo
EDINAN PANICE MOUSSAFranca
Eduardo Bottan Ibitinga
ELZA MARTINS LAMPERT GIRARDI Santos
ENEIAS ZAMPOLI BELAN São Paulo
Fabiana M. N. Monteiro
GLEYCE RAQUEL RODRIGUES CREPALDISão Paulo
ISAQUE KATAHIRA Palmital
JOSE PORFIRIO ALVES FREITAS TIMOTEO São Caetano do Sul
JUCIMARA MARIA AMARAL MORENO Presidente Venceslau
Lais Cosmo Lopes
MURILO CEZAR DUCATTI Bebedouro
NIOMAR BOLANO JALHIUMIpaussu
PATRICIA ROSE GOMES DE MELO VIOL Ipaussu
Rayane Kesia da Silva Costa
REGINA MIYUKI MATSUOI Ferraz de Vasconcelos
SONIA MARIA ADAMI V FORNAZARI Catanduva
VANDER CARNEIRO DA SILVA São Paulo
VIVIAN KELLY DA SILVAMauá
Willian B. dos Santos


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