Serão disponibilizadas duas linhas temáticas para a pesquisa:
A proposta do curso é oferecer atualização tecnológica aos professores, assim como, suporte ao desenvolvimento da pesquisa e publicação dos resultados, facilitando a incorporação de novos conhecimentos e tecnologias inovando o processo pedagógico. Este projeto é fruto do Convênio de Cooperação Centro Paula Souza e Embrapa Meio Ambiente.
Sera aplicada a Metodologia da Problematização ,proposta para um grupo de professores das escolas Técnicas AgrÃcolas do Centro Paula através do curso “ Formação do Professor Pesquisador no Ensino Técnico AgrÃcola e a Sustentabilidade Ambiental como Motivação†como projeto piloto. Este método consiste na prática pedagógica em que o estudante a partir de uma situação problema organiza a investigação em pequenos grupos colaborativos e solidários na busca da resolução do problema de forma a favorecer ao estudante a obtenção de conhecimentos, bem como habilidade e atitudes. O curso foi organizado para gerar momentos de reflexão sobre a prática pedagógica e a Sustentabilidade Ambiental como alternativa inspiradora de um ensino inovador que ultrapasse a abordagem tradicional. Como resultado das oficinas do primeiro modulo espera-se a que esta metodologia possa incorporar ações voltadas a práticas de produção que diminuam os impactos negativos ao meio ambiente, estimulando mudanças de postura na organização do espaço produtivo, pautado na gestão ambiental e de pessoas e na capacitação dos professores para que acompanhem a evolução tecnológica e atuem de forma a atender a demanda do setor produtivo e ao homem do campo, levando tecnologias de produção limpa , gerenciando propriedades rurais, enfim contribuindo para alavancar o desenvolvimento rural ambientalmente. Vê-se como maior desafio o de conseguir a multiplicação do uso da metodologia pelos professores em suas respectivas salas de aula,pois necessita de envolvimento desses professores e ainda uma aceitação da metodologia, fazendo da sala de aula um observatório de pesquisa onde serão colhidos dados e que possam possibilitar uma reflexão quanto à aplicabilidade da metodologia e à extensão do método à s outras disciplinas buscando o alinhamento com a Metodologia Baseada em Problemas, pois a partir da ampliação da metodologia da Problematização para todas as disciplinas consegue-se propor acerca de do currÃculo escolar essas reflexões.
Público-alvo:
os professores do Eixo Tecnológico Recursos Naturais, exceto os do Técnico em Mineração
Vagas:
35
Modalidade:
Semi-presencial
Carga horária:
60 h (presencial)
32 h (a distância)
Período de Realização do Curso:
21/05/2009 a
11/12/2009
Pré-Requisito(s):
Professor dos cursos tecnicos no eixo tecnologicos Recursos Naturais que trabalham atividades voltadas a gestao e educação ambiental
Lista de participantes aprovados:
ADEMIR DA COSTA | Penápolis |
ADRIANA NUNES MEDRONI | |
ANTONIO DONIZETTI SONEGO | Monte Aprazível |
GERALDO HENRIQUE MARTINS VIEIRA | Cerqueira César |
IVAN BARRETO | Adamantina |
IVONE PASCHOAL GARCIA | São Manuel |
JOAO MORAES SALLES DE FIGUEIREDO | Franca |
JOAO PAULO LOPES | Jundiaí |
JORGE BARBOSA DE MELO | Presidente Venceslau |
JOSE OSMIR FUGA | São Simão |
JULIANA HERNANDES ANTUNES | Jacareí |
Katia Maria C.M. T. Moraes | Itu |
LIGIA SILVEIRA IZIQUE | Garça |
LUCIA HELENA MARTIN BIAGGIONI | São Manuel |
MARIA CRISTINA MARQUES | Avare |
MURILO MAZZANTE MACHADO | Dracena |
NILSON PELOZO | Vera Cruz |
SEBASTIÃO ZAGO | Penápolis |
VALDEMIR BARRETO DE SOUZA | Presidente Venceslau |
WOLNEY DALLA PRIA JUNIOR | Quatá |