Aula 01 - Introdução ao Cisco Packet Tracer 5.3


Uma solução interessante que pode ajudar a quem for criar uma rde na prática, seria antes de tudo, criar, configurar e simular o funcionamento deuma rede de computador atarvés de um software específico para este fim.

Entre os softwares existentes no mercado, destaca-se o software grátis Cisco Packet Tracer desenvolvido pela maior empresa de equipamentos para rede do mundo, conhecida por CISCO SYSTEM e que pode ser baixado por este site:

O PT 5.3 (Packet Tracer) permite criar ambientes de redes LANs e WANs e além disso simular também, permitindo realizar diversas situações como por exemplo: roteamento entre LANs, montagem de redes locais simples, ciração de VLANs, montagem de rede Frame Relay e outros.

Cabe ressaltar que o PT 5.3 é limitado, pois não é possível criar redesutilizando tecnologia de servidores ou com outros equipamentos que não sejam comcercializados pela CISCO Systems. A função principal deste programa, além de simular diversos tipos de redes, é também servir como base de estudo para as certificações oferecida pela CISCO e demais configurações nos produtos por ela comercializados.  


Figura 1 - Tela inicial do Cisco Packet Tracer 5.3

 

O Ambiente do Cisco Packet Tracer 5.3 é constituído por:

Espaço de Trabalho: área na qual se cria todo o ambiente de rede, seja ela uma rede local ou global.

Barra de Botões de uso geral: contém botões para realziação de tarefas básicas, como Salvar, Criar Novo Documento, Imprimir, entre outras funções básicas.

Barra de Ajustes: através desta barra é possível inserir notificações em sua rede, bem como deletar algum dispositivo e trabalhar com o uso de pacotes para um futuro teste simulado.

Barra de Dispositivos: Nesta barra se encontram todos os dispositivos que o Cisco Packet Tracer suporta. Nela está disponível desde dispositivos básicos como Hub, Switch, Pcs.Cabos e avançados como Roteador, Equipamentos WAN e VOIP.

OBS: Durante as atividades, o prévio conhecimento das opções disponíveis no programa, facilitará a sua utilização. Neste curso utilizaremos funções básicas e intermdiárias deste software e o avanço para tarefas avançadas poderá ser alcançado através de um bom conhecimento em redes de computadores.


Avançar para Aula 02